Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. Governo de Minas inaugura unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto em BH
Imagem: Leo Bicalho / Secult

Governo de Minas inaugura unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto em BH

Faop Liberdade irá oferecer série de ações e atividades que envolvem a conservação de bens culturais, exposições artísticas, rodas de conversa e oficina


Por Agência Minas

Em mais uma ação de ampliação e descentralização de suas atividades, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) inaugurou, nesta segunda-feira (8/4), uma nova unidade em Belo Horizonte, no Circuito Liberdade

A novidade é iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Centro de Arte Popular (CAP), integrante do complexo cultural.  

A Faop Liberdade vai promover, de forma regular, série de ações que envolvem conservação de bens culturais, exposições artísticas, rodas de conversa e oficinas, eentre outras atividades totalmente gratuitas que serão realizadas na sede do CAP, localizado no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital.

O termo de cooperação técnica assinado entre a Fundação de Arte de Ouro Preto e o  Centro de Arte Popular dá origem à terceira unidade física da Faop fora da cidade barroca. Paracatu, no Noroeste mineiro, em 2021, e Guaxupé, no Sul de Minas, em 2023, receberam extensões da fundação, que celebrou 55 anos de história em novembro passado. 
Santa Luzia será a próxima cidade a receber uma unidade da Faop. No município da Região Metropolitana de BH, ações em prol da conservação de bens culturais já começaram.


Fundação de Arte de Ouro Preto

Com  55 anos de história, completados em novembro de 2023, e sedes em Ouro Preto, Guaxupé e Paracatu, a Fundação de Arte de Ouro Preto vem atuando, por meio de políticas públicas e parcerias, em ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea em seus mais diversificados suportes e linguagens, consolidando sua capacidade de formação, educação e transformação social. 

A Faop oferece o Curso Técnico de Conservação e Restauração, o primeiro da área reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Colunistas

Carregando...


Saiba mais