Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. “Não queremos expulsar a Filarmônica da Sala Minas Gerais”, diz Flávio Roscoe, presidente da FIEMG
Imagem: Divulgação / FIEMG

“Não queremos expulsar a Filarmônica da Sala Minas Gerais”, diz Flávio Roscoe, presidente da FIEMG

Declaração foi dada em coletiva de imprensa realizada para explicar detalhes do acordo com o SESI na gestão do espaço cultural, situado no Barro Preto


Por Mateus Liberato

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (10), no Minascentro, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, explicou detalhes do imbróglio que envolve a formalização de um acordo que permite ao SESI realizar a gestão da Sala Minas Gerais durante os próximos cinco anos.

A coletiva foi realizada durante abertura do evento Imersão Indústria, que destaca os principais assuntos relacionados ao setor industrial em 2024. Durante a coletiva, Roscoe ressaltou que a FIEMG não tem o interesse de comprar a Sala Minas Gerais e nem tirar a Orquestra Filarmônica do local.

“O contrato que a Filarmônica possui com o Estado se encerra no dia 13 de julho. Não temos o interesse de tirar ela de lá. Pelo contrário. Nós formalizamos o contrato justamente para evitarmos o fechamento. Estamos realizando um contrato jurídico com bem público e não posso receber um bem que está ocupado por um terceiro. Queremos que a Sala Minas Gerais continue funcionando com o menor custo possível”, ressaltou o presidente da FIEMG.

Na última sexta-feira (5) foi assinado, com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Acordo de Cooperação Técnica para Gestão Compartilhada da Sala Minas Gerais e do Espaço Mineiraria. A ideia é de que o espaço cultural situado no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte, fique sob administração do SESI Minas durante os próximos cinco anos.

Entretanto, após a formalização do acordo, o Instituto Cultural Filarmônica (ICF) informou que não tinha conhecimento da assinatura do acordo. Além disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou a suspensão dos efeitos da cessão, tanto da Sala Minas Gerais, quanto do Espaço Mineiraria.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais