Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. Ensaio geral do Carnaval 2024 reúne 24 blocos e traz sonorização inédita na Avenida dos Andradas em BH
Imagem: Milena do Carmo

Ensaio geral do Carnaval 2024 reúne 24 blocos e traz sonorização inédita na Avenida dos Andradas em BH

Nos dias 13 e 14 de janeiro, evento gratuito convida o público a iniciar a folia na cidade


Por Redação

Reunindo 24 blocos de Belo Horizonte, o Ensaio Geral do Carnaval 2024 acontece nos dias 13 e 14 de janeiro, de 10h às 20h, na Avenida dos Andradas, na altura do número 4.000, região Leste da capital. Viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento será aberto ao público e irá inaugurar uma nova sonorização, que promete transformar a festa da capital mineira em uma das mais tecnológicas do país. O ensaio promete ser uma simulação do Carnaval: gratuito, na rua, com trios elétricos, blocos emblemáticos, suas baterias e alas de dança. Um encontro do público para antecipar as comemorações da folia belo-horizontina nos mesmos moldes que a consagraram.

Serão 10 horas de festa por dia com shows completos de oito dos principais blocos carnavalescos da cidade: Angola Janga, Baianas Ozadas, Bloco da Esquina, Então, Brilha!, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Truck do Desejo e Volta Belchior. Eles ainda convidam, cada um, outros dois blocos para o histórico encontro.

Nova sonorização

Para aprimorar a experiência sonora nas ruas da capital em fevereiro, o Ensaio Geral é fruto de um longo planejamento estratégico para transformar a folia de BH, uma das maiores do país e importante motor da economia criativa na capital, gerando emprego, renda e estimulando o turismo.

O novo projeto de sonorização da folia belo-horizontina, demanda dos principais blocos da cidade, traz equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas – não só nos trios, como tradicionalmente acontece. As avenidas sonorizadas terão trio elétrico que atenderá todos os blocos do trajeto, o que diminui os impactos de deslocamento e as possibilidades de atraso. A ideia é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos que arrastam foliões por ruas e avenidas, ampliando o alcance sonoro dos trios.

Com torres amplificando o som em todo o trajeto, os foliões irão conseguir acompanhar o cortejo com qualidade técnica incomparável e inédita, sem prejuízo em nenhum ponto. Os trios ainda serão mais baixos, permitindo maior contato de regentes e banda com a bateria.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais