Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. Matriz fecha as portas após 21 anos de atividades em BH
Imagem: Reprodução / Instagram / @matrizcasacultural

Matriz fecha as portas após 21 anos de atividades em BH

Casa de shows no Centro ficou conhecida por fomenta a cena do rock underground em Belo Horizonte; impactos da pandemia motivaram o fechamento


Por Lucas Rage

Uma das mais tradicionais casas de shows de Belo Horizonte, o Matriz vai fechar as portas, após 21 anos de atividades.

O fechamento foi comunicado na terça-feira (27) no perfil oficial do Matriz no Instagram, e pegou os belorizontinos de surpresa. Entre os motivos para o fim está a pandemia da Covid-19, que vem impactando o caixa do setor de bares, restaurantes e entretenimento.

Infelizmente, informamos que a situação financeira do Matriz está insustentável. Com todas as adversidades enfrentadas nestes 21 anos de existência, sempre cumprimos com os nossos compromissos. Mas agora foi diferente. Todas as negociações com a imobiliária se esgotaram e, diante desse cenário catastrófico, provocado por um verme e um vírus (personagens principais deste filme de terror), só nos resta uma saída: fechar as portas, antes que tudo exploda!”, informou o Matriz, pela rede social.

Durante a pandemia, o Matriz tentou manter as contas com o Casa Mãe, serviço de delivery de comida que vinha funcionando desde o início da pandemia. Entretanto, a iniciativa foi insuficiente para quitar as despesas, que chegam a R$ 10,8 mil mensais

Ainda segundo o Matriz, o fechamento não será repentino. “Vamos fazer alguns eventos de despedida, afinal, são mais de 40 anos de agitação cultural e queremos que as luzes se apaguem lentamente, para que continuem iluminando nossa memória”. A proposta é que a programação alternativa do Matriz siga na Casa do Jornalista, espaço cultural gerido pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e situado na Avenida Álvares Cabral.

21 anos da cena underground de BH

Tocado por mais de duas décadas pelo casal Edmundo Correa e Andrea Diniz — ícones da cena underground de BH — o Matriz se consolidou como a casa do rock alternativo da capital mineira. 

Instalada abaixo do Edifício JK, no coração de Belo Horizonte, a Casa Cultural recebeu, além de shows, festivais, mostras, exposições de artistas plásticos e exibições de teatro, dança e filmes.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais