Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Mustang: um sessentão com alma de menino
Imagem: Ford / Divulgação

Mustang: um sessentão com alma de menino

Muscle car da Ford chega ao Brasil na sétima geração e segue fazendo história… há 60 anos


Marcello Oliveira

Notícias

Jornalista automotivo, com passagens pelo Portal Vrum, programa Vrum e revista Quatro Rodas


Poucos carros conseguem a façanha de se esgotarem em apenas 1 hora de vendas. Esse foi só mais um destaque para a história do Mustang, muscle car da Ford que acaba de chegar ao Brasil em sua sétima geração. O bólido veio na versão GT Performance, com um motor “vêoitão”  Coyote debaixo do capô com nada menos do que 488 cavalos de potência. Uma força merecida para quem tem seis décadas de boas histórias. O primeiro lote que chegou ao Brasil, com 150 carros, se esgotou em apenas 1 hora de vendas. O preço do novo Mustang no Brasil é de R$ 529 mil

Podemos considerar que é o único Muscle Car ainda no mercado, pois a GM decretou o fim do Camaro e ele nem aparece mais nos car shows que a montadora participa, como no último Salão de Nova York, que nós mostramos aqui na coluna. 

(Marcello Oliveira / Arquivo Pessoal)

Acelerei o Mustang na pista do Velocittá, num test drive impressionante onde pude conhecer um pouco dos modos de condução (normal, esportivo e pista), que são a dose certa de pimenta que você quer no carro. Ele vai da inércia aos 100 km/hora em apenas 4,3 segundos, um verdadeiro coice. Mas a experiência não  estaria completa se não fosse o ronco característico dos V8 invadindo a cabine. 

Mas o Mustang merece nosso respeito por sua história dentro e fora das pistas. 

Ele nasceu em 1964, fruto de um projeto popular para atender a classe média americana, mas acabou virando uma das maiores estrelas de Hollywood, uma lenda. O Mustang foi destaque em muito mais filmes do que muito ator graduado por aí. Ele está em mais de 3000 produções do cinema e agora ele faz 60 anos com aquela experiência digna de um super ator sexagenário. O Mustang está em produções como Need for Speed, Princess Diaries, 007 contra Goldfinger, Velozes e Furiosos e muitos outros. 

(Ford / Divulgação)

O famoso muscle car também foi astro em mais de 60 obras musicais. Como em Shut up an drive, de Rhianna. 

O cantor americano  Nelly ja declarou sua paixão pelo Mustang e em 2010 lançou o álbum 5.0, uma alusão direta ao motorzão do muscle car. O carro aparece no clipe de Just a Dream

Foi um dos pioneiros no segmento automotivo que virou grife de moda, inspirando estilistas em coleções de grandes marcas como Zara e Cold Culture

(Ford / Divulgação)

O tempo passou e o Mustang se adaptou para se manter como um ícone. Além de ser um dos modelos mais longevos da indústria em todo o mundo, é o único muscle car ainda em produção. No ano em que virou sessentão, ele ganhou uma nova geração e para comemorar, uma super festa de aniversário no autódromo de Interlagos. 

São mais de 300 clubes de fãs dedicados ao Mustang em todo o mundo. Os representantes brasileiros estavam nesta super festa em Interlagos, que contou com uma volta histórica com versões de todas as gerações do muscle car, além de muita música.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais