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Imagem: Marcello Oliveira / Arquivo Pessoal

Peugeot e-2008: tem, mas acabou!

Modelo foi o responsável pela corrida às concessionárias da marca por causa de uma promoção inédita no fim do ano. Mas agora que a poeira abaixou e o preço se normalizou, será que vale a pena?


Marcello Oliveira

Notícias

Jornalista automotivo, com passagens pelo Portal Vrum, programa Vrum e revista Quatro Rodas


O carro mais polêmico do fim do ano de 2023 foi o Peugeot e-2008. Além de elétrico, o SUV compacto da Peugeot chama atenção por ser da nova geração ou seja, uma tremenda novidade por aqui, onde 90% da vendas do modelo ainda são da versão antiga. Da nova geração, somente o elétrico. 

Pois bem, pra aguçar aquela vontade do consumidor de SUVs urbanos em ter um carro moderno, que esteja na moda e ainda mais elétrico, a Peugeot deu aquele desconto de verdade, um presente digno de matar qualquer papai Noel de inveja: R$ 110 mil a menos na tabela. Assim, o SUV moderno importado da França cairia de R$ 269 mil para R$ 159 mil desde sua estreia no mercado brasileiro. Isso causou uma corrida às concessionárias, mas ninguém conseguiu comprar. Ou melhor, quase ninguém. 

Depois de algumas reclamações dos clientes, a Peugeot informou que a promoção era até o fim do estoque e, quando o mesmo zerasse, o modelo voltaria ao valor normal. O problema é que a marca tinha no estoque para atender a promoção, apenas 10 unidades. Então, meu amigo, a situação numa concessionária Peugeot era pior do que o aniversário do supermercado Guanabara, no Rio. Só faltava ter clientes se estapeando. Era o preço do BYD Dolphin para um carro de porte superior e mais completo. 

(Marcello Oliveira / Arquivo Pessoal)

Quem conseguiu comprar na promoção do fim do ano, é certo que fez um excelente negócio. Mas como ficam os possíveis compradores deste carro hoje? Antes de revelar a situação do modelo no Brasil e seu preço atualizado, vamos analisá-lo. Mas já posso adiantar que, mesmo com o fim da promoção, o e-2008 é um modelo muito desejado e que ainda tem um bom custo benefício principalmente que nesta faixa de preço, só se encontra hatches elétricos. 

Desempenho 

O e-2008 tem um comportamento mais parecido com o de carro a combustão. Ele anda bem, mas não é brusco e entrega acelerações suaves, característica bem diferente do que costumamos ver em elétricos mais potentes e que podem até assustar os motoristas menos acostumados. 

O motor é o mesmo do e-208 GT (que ainda vamos ver por aqui) ou seja, um motor elétrico dianteiro com 136 cv e 26,5 kgfm, alimentado por uma bateria de 50 kWh. É uma motorização suficiente ao e-2008, mas que reduz o desempenho frente ao hatch, que pesa 104 kg a menos que o SUV. Ele vai de 0-100 km/h na casa dos 10 segundos, não é ruim, principalmente pelo seu peso, de 1.630 kg, mas de um elétrico a gente sempre espera acelerações mais vigorosas. 

(Marcello Oliveira / Arquivo Pessoal)

(Peugeot / Divulgação)

Espaço 

O Peugeot e-2008 é uma opção interessante para quem valoriza o espaço interno.

Além da cabine confortável, com espaço mais do que suficiente para quatro adultos, o SUV francês oferece também um bom porta-malas, com capacidade para 434 litros. 

O acabamento é muito bom. Há materiais emborrachados e costuras aparentes em um chamativo tom de verde (uma analogia comum da marcas de carros elétricos com essa cor em detalhes do veículo). Muito deste interior foi herdado do hatch e-2008 GT. O pequeno volante e o quadro de instrumentos digital 3D estão lá, assim como o novo seletor de marchas, por teclas. A central multimídia é a mesma, com 10”: Android Auto e Apple CarPlay só funcionam com fio. A qualidade de imagem  poderia ser melhor.

(Peugeot / Divulgação)

As diferenças do e-2008 no interior comparado ao hatch ficam para os bancos, menos esportivos, porém mais confortáveis, e para o teto panorâmico com abertura elétrica, enquanto o do hatch é um vidro fixo onde apenas a persiana se abre e mesmo assim manualmente. Estão presentes no SUV itens como frenagem automática, leitura de placas de velocidade, piloto automático adaptativo, freio de estacionamento eletrônico, farol alto automático e carregador de celular por indução.

Autonomia 

Com uma bateria de 50 kWh, o SUV 100% elétrico tem autonomia de 345 quilômetros e é mais adequado aos deslocamentos urbanos. Somente os elétricos mais caros terão autonomia superior aos 400 km. Se quiser gastar menos e ter mais autonomia, melhor partir pra um modelo híbrido como o GWM Haval H6 ou BYD Song Plus

Hoje, quem busca um Peugeot e-2008 tem que esperar de 60 a 90 dias e desembolsar R$ 209 mil.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
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