Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Sustentabilidade: Nova Lima recebe projeto de compartilhamento de motos elétricas
Imagem: Reprodução / Redes sociais

Sustentabilidade: Nova Lima recebe projeto de compartilhamento de motos elétricas

Veículos ciclomotores ficaram disponíveis no centro da cidade. Scooters estarão em exposição nesta quarta-feira no Expominas, em BH


Por Victor Duarte

Uma empresa especializada em mobilidade decidiu investir em um segmento ainda não explorado, o compartilhamento de scooters elétricas em cidades do Brasil. 

De acordo com Island Faria Costa, fundador e CEO da Riba Brasil, explica que a iniciativa ainda é uma experimentação. O projeto consiste em deixar scooters elétricas em pontos específicos de uma determinada cidade ou localidade e, através de meios eletrônicos, será possível retirar um dos veículos e devolver em outro ou no mesmo ponto onde foi retirado. 

"Funciona no mesmo esquema das bikes compartilhadas. Os veículos ficam disponíveis 24 horas por dia", disse. 

Para utilizar a scooter é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na modalidade de moto, categoria A. O veículo é emplacado e considerado ciclomotor elétrico. 

"É preciso ter carteira, tanto para o uso de trabalho como para o compartilhado, e cumprir as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Não pode estacionar na calçada, por exemplo", afirmou Costa. 

O fundador da Riba Brasil garante que os carros elétricos vão se tornar os queridinhos do público no futuro. 

"O projeto segue em direção ao que as cidades precisam: mobilidade limpa, barata, silenciosa, vantajosa na questão financeira e ambiental. O veículo elétrico tem paradigmas mas, depois que as pessoas utilizarem, vão abandonar os veículos a combustão", completou.

Test-drive em Nova Lima

Moradores e pessoas que passavam por Nova Lima tiveram a oportunidade de pilotar uma das scooters elétricas. Foi feito um evento teste para o compartilhamento dos ciclomotores. Foram mais de 100 experimentações em dois dias. 

Exposição

As scooters da Riba Brasil estarão em exposição nesta quarta-feira, no Ampère, evento de mobilidade elétrica.

O Ampère acontece no Expominas, hoje, a partir das 16h15. Além da exposição dos ciclomotores, serão oferecidas palestras e rodas de conversa sobre energias sustentáveis e mobilidade elétrica. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais