O ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, morreu na madrugada deste domingo (2).
Ele estava internado no Hospital Orizonti, no bairro Mangabeiras, e não resistiu a uma falência múltipla de órgãos. O deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), seu filho, confirmou o falecimento e anunciou que o velório ocorrerá no Palácio da Liberdade, com honrarias de Estado, um serviço fúnebre oficial, que inclui a presença de representantes do governo, a realização de cerimônias militares e o uso de símbolos nacionais, como bandeiras e hinos,
Nascido em 2 de maio de 1938, em Brumado, na Bahia, Newton Cardoso construiu sua carreira política em Minas Gerais.
Prefeito de Contagem por três mandatos, vice-governador de Minas Gerais e deputado federal por três legislaturas, governou Minas Gerais entre 1987 e 1991, período marcado por grandes investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Durante seu governo, foram realizados projetos como o sistema de capacitação de água do Rio Manso e as hidrelétricas de Nova Ponte e Miranda.
Embora Newton Cardoso tenha realizado obras, uma marca dos governos de sua época, enfrentou críticas e polêmicas. Sua gestão foi questionada por problemas na administração de recursos públicos e por sua condução de projetos controversos. Newton enfrentou várias acusações de esquemas de propinas e favorecimentos em seu governo. Seus adversários diziam que até peças que compunham o patrimônio do estado foram parar em sua famosa fazenda em Onça do Pitangui.
Além disso, seu divórcio conturbado com Maria Lúcia Cardoso, ex-prefeita de Pitangui, ganhou destaque na mídia devido à disputa pela divisão de bens, que incluía fazendas, imóveis nos Estados Unidos e na França, carros e aviões.
Newton Cardoso foi um dos fundadores do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e, mesmo fora de cargos públicos nos últimos anos, seu nome continuou sendo referência no cenário político estadual.
Seu velório será na manhã desta segunda-feira (3/2), às 10h, no Palácio da Liberdade, e ainda de acordo com seu filho, Newton Cardoso Júnior, o corpo do pai será cremado, com cerimônia reservada apenas à família.
Em suas redes sociais, o deputado publicou:
"Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi Governador de Minas Gerais, Vice-Governador, Prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, Deputado Federal por três mandatos".