O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a doença neste ano.
No entanto, a população brasileira não será vacinada em massa neste ano. Segundo a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, ainda não é possível produzir os imunizantes em larga escala. A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.
A entrega dos imunizantes só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa, no momento, os documentos apresentados pelo instituto. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.
A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.