Tecnologia

  1. Notícias
  2. Tecnologia
  3. Lula diz que prepara reunião para discutir novas regras da Meta
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula diz que prepara reunião para discutir novas regras da Meta

Presidente criticou mudanças em regras de moderação de redes sociais


Por Marcelle Fernandes

O presidente Lula afirmou, nesta quinta-feira (09/01), que vai fazer uma reunião para discutir as novas regras anunciadas pela Meta, após a big tech declarar que vai fazer a remoção das ferramentas de checagem de informações do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Lula considerou "extremamente grave" que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade com as informações do que o conteúdo impresso. "É como se um cidadão pudesse ser punido porque ele faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido porque ele faz a mesma coisa na digital", disse.

"O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação", afirmou Lula no Palácio do Planalto.

Antes do comentário do presidente, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, já havia criticado as novas regras, que na sua avaliação causarão prejuízo à democracia.

Na mesma linha, o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, afirmou que a decisão da Meta sinaliza de forma explícita que a empresa não aceita a soberania dos países sobre o funcionamento do ambiente digital, em uma antecipação de ações que serão tomadas pelo governo de Donald Trump, que toma posse no dia 20 de janeiro.

Ainda nesta quarta-feira (08/01), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a Corte “não vai permitir que as big techs, as redes sociais, continuem sendo instrumentalizadas, dolosa ou culposamente, ou ainda somente visando lucro, instrumentalizadas para ampliar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos”.

*Com informações da Agência Brasil

Colunistas

Carregando...


Saiba mais