A Meta anunciou, nesta terça-feira (7/1), algumas mudanças no Instagram e no Facebook. As duas redes sociais não contarão mais com ferramenta de checagem de fatos, mas passarão a ter “notas da comunidade”, algo que já é adotado pelo X.
As mudanças foram anunciadas por Mark Zuckerberg, presidente-executivo da empresa, em uma publicação no Instagram.
Agora, os usuários poderão acrescentar notas com informações verificadas em publicações potencialmente polêmicas ou enganosas, de modo a adicionar contextos ou corrigir notícias falsas que tenham sido veiculadas para gerar engajamento nas plataformas.
A nova ferramenta será implementada, inicialmente, nos Estados Unidos, mas em breve deve chegar ao Brasil.
"Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias, antes de tomarmos qualquer ação. Isso significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes", disse Zuckerberg.