Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns lugares no mundo que têm tradição de produzir seus próprios refrigerantes artesanais, conhecidos como Craft Soda. Nesses lugares é comum bares e restaurantes terem o refrigerante da casa, feito ali mesmo. O processo de produção dessas bebidas não alcoólicas é basicamente misturar xarope ou extrato de fruta com água e gaseificar com Gás Carbônico.
Nos últimos anos temos visto aqui no Brasil o crescimento das bebidas artesanais no mercado, começou com a cerveja artesanal, passou pelos destilados e agora chegam os refrigerantes. Aqui em Minas Gerais, na cidade de Esmeraldas, existe a Magolis Craft Soda, uma nano fábrica que produz cerca de 1500 garrafas por mês da bebida. Os lotes dos rótulos saem semanalmente e, dentre sazonais e recorrentes, eles têm no portifólio 22 variedades.
A ideia é ter um produto exclusivo, de qualidade, para todos os públicos e sem corantes artificiais, uma bebida saudável para o dia a dia. Refrigerante muito doce não refresca, por isso as produções da Magolis têm uma quantidade mínima de açúcar, quando possível têm somente o próprio doce das frutas utilizadas.
Henrique Magalhães, o proprietário e idealizador dos produtos, traz também uma outra ideia para suas produções: favorecer os sabores cítricos e ácidos, isso estimula o paladar e proporciona novas experiências. Com esses propósitos Henrique utiliza frutas de produtores da Serra da Moeda e do sul de Minas. Sempre são utilizados insumos frescos e os refrigerantes, depois de prontos, são distribuídos aos pontos de vendas sempre refrigerados, garantindo a qualidade da bebida não pasteurizada.
Foto: Acervo Pessoal - Heberth Nunes
A Magolis surgiu no início da pandemia, inspirada em mercados como o Italiano e o Japonês, exemplos de locais com tradição de Sodas artesanais. Na Itália é muito famosa a Soda Italiana, que leva Limão Siciliano. Aqui eles fazem esse rótulo tradicional e algumas outras variações que levam outras frutas como Amora, Framboesa, Mirtilo e até Café, sempre mantendo a base de Limão Siciliano.
Inspirado nas tradições Japonesas o rótulo que mais chama atenção é o da Craft Cola, refrigerante à base de Noz-de-Cola, que é a mesma fruta que originou a Coca-Cola. Existem vários refrigerantes artesanais à base de xarope de Cola no Japão e a receita utilizada pela Magolis é a adaptação de uma receita japonesa centenária que leva várias especiarias, baunilha e a famosa Noz-de-Cola. Também são produzidos sabores exóticos como morango com pimenta e pepino japonês com limão Tahiti e sal rosa.
É possível encontrar esses refrigerantes artesanais em mais de 12 pontos de vendas em BH e também pela plataforma de vendas online Fazendinha, voltada para pequenos produtores. Pelo perfil do Instagram @craftsodamagolis é possível acessar o e-commerce ou pedir direto com a fábrica.
Você conhece a Noz-de-Cola?
Esse ingrediente que originou a Coca-Cola, refrigerante mais famoso do mundo, é a castanha de uma planta nativa da África tropical. A árvore chegou às Américas trazidas pelos escravos e ganhou nomes como Noz-de-Cola e Café-do-Sudão. Essa castanha tem cor avermelhada que carrega para as bebidas produzidas com ela. Inicialmente era usada para a produção de fármacos por conta da alta quantidade de cafeína e de suas propriedades estimulantes e digestivas. Hoje em dia os refrigerantes das grandes indústrias não utilizam mais esse ingrediente, foi substituída por xaropes e aromatizantes sintéticos.