O Matula deste sábado (27) celebra a gastronomia mineira! No coração dessa rica culinária está Belo Horizonte, capital das Minas Gerais e um verdadeiro “celeiro” de talentos — e eventos.
Celebrando todo esse movimento gastronômico mineiro, o programa recebe Edson Puiati, educador, professor universitário, consultor de empresas e eventos gastronômicos, pesquisador e cozinheiro. Junto com ele, o produtor de eventos gastronômicos, fundador do Cumbucca e responsável por eventos como o Fuegos Festival e o Prazeres da Mesa, Marcelo Wanderley.
Quem assume o fogão é Edson Puiati. Ele prepara um delicioso Caldo de Mocotó.
Veja a receita completa:
Caldo de Mocotó
Ingredientes:
2 peças mocotó
3 folhas louro
3 tomates
1 cebola-branca
1/2 pimentão verde
1 pimenta dedo-de-moça
6 dentes alho
400 gramas fubá torrado
Cebolinha fresca
Torresmo
Modo de preparo:
Escolha mocotós bem limpos, sem pelos nem manchas escuras. Peça ao seu açougueiro que os separe nas juntas e serre o osso maior ao meio. Escalde o mocotó em água fervente por cinco minutos e descarte esse líquido. Cozinhe em bastante água com um pouco de sal e as folhas de louro. Na panela de pressão isso vai levar cerca de 50 minutos, em panela comum pelo menos três horas. Quando estiver macio, quase se soltando dos ossos, retire o mocotó e coe o caldo. Desosse, retirando gorduras e as partes escuras, e corte essa gelatina em cubinhos. Processe no liquidificador os legumes e os temperos usando um pouco do caldo para facilitar a tarefa. Volte com a mistura à panela e deixe cozinhar por mais 30 minutos, em fogo baixo. Usando uma parte desse mesmo caldo, misture o fubá. Volte então com o fubá e os pedaços de mocotó à panela, mexendo sempre até engrossar. Acerte o sal, coloque o coentro, a cebolinha e sirva imediatamente.