Gastronomia

  1. Entretenimento
  2. Gastronomia
  3. Oktoberfest: a celebração da cultura da Baviera
Imagem: Site www.Oktoberfest.net

Oktoberfest: a celebração da cultura da Baviera

Conheça a história da maior festa cervejeira do mundo


Heberth Nunes

Entretenimento

Cozinheiro, cervejeiro caseiro e profissional, sommelier de cervejas e especialista em estilos e harmonizações.


Tenho certeza de que muita gente pensa que a Oktoberfest é a maior festa cervejeira do mundo, e de fato as pessoas não estão enganadas, mas, não é só isso. A festa é uma celebração da cultura da Baviera, a região sul da Alemanha onde está Munique, e além da bebida existem inúmeras opções de passeios temáticos, apresentações teatrais, musicais e um roteiro gastronômico incrível do qual a cerveja também faz parte. Para saber as datas da festa é simples, ela dura 16 dias e termina sempre no primeiro domingo de outubro.

Apesar do nome, a Oktoberfest de Munique começa em meados de setembro para que as pessoas aproveitem os últimos dias mais longos e de clima ameno, antes da chegada do outono. O pontapé inicial é o ritual conhecido como “O´zaptf is!”, que significa “o martelo foi batido”, referência ao modo de abertura do primeiro barril de cerveja: uma torneira é martelada diretamente no barril para a cerveja sair.

A Oktoberfest nasceu da festa de casamento do príncipe Luís I da Baviera e Teresa da Saxônia e Hildburghausen que aconteceu em 12 de outubro de 1810. Toda a população da cidade foi convidada a estar presente nos campos gramados da entrada da cidade e a festa durou uma semana, o encerramento foi uma grande corrida de cavalos e foi a partir da vontade de repetir a corrida no ano seguinte que surgiu a tradição de fazer o festival todos os anos.

O local onde foi realizada a festa de casamento recebeu o nome de Theresienwiese, Campo de Teresa, para homenagear a noiva e até hoje acontece no mesmo lugar. Em 1811, no ano seguinte, além da corrida de cavalos foi realizada também uma feira agrícola para promover a agricultura e economia bávara, essa feira ainda acontece dentro da Oktoberfest de 4 em 4 anos.

Em 1850 foi construída a Estátua da Deusa Bavaria que era o símbolo do Estado da Baviera, é uma amazona que segura em uma mão a coroa da vitória e na outra uma espada, tem ao seu lado um leão que também aparece em outros monumentos e símbolos do sul da Alemanha. O monumento tem quase 19 metros de altura e é inspirado no renascimento italiano e na arquitetura grega clássica

Foto: Acervo Pessoal - Heberth Nunes

Foi em 1892 que a cerveja começou a ser servida nas grandes canecas de vidro, com 1L de volume, e foi a partir dessa época que a Oktoberfest começou se destacar como uma festa cervejeira.

 Alguns anos em que a festa não aconteceu:

1813 – Cancelada por conta da guerra contra Napoleão;

1854 – Cancelada por conta de uma epidemia de Cólera;

1873 – Nova epidemia de Cólera;

1914 a 1918 - Não aconteceu nesses anos pois estava em curso a Primeira Guerra, o mesmo ocorreu na Segunda Guerra entre 1939 e 1945.

A famosa corrida de cavalos não acontece mais, sua última edição foi em 1960. Como o festival tem o foco na cultura bávara o consumo da cerveja gira em torno da produção local. A bebida é fornecida pelas seis principais cervejarias de Munique: Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten-Franziskaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau.

Essas seis cervejarias possuem suas próprias tendas dentro do grupo das 14 Tendas Grandes (Festhalle), as maiores da festa que podem comportar até 10.000 pessoas sentadas. Nesse grupo das maiores tendas, além das que pertencem às cervejarias, existem outras que o visitante pode escolher de acordo com diferentes focos; existe tenda que serve vinho, que serve peixe e frutos do mar, tenda que é frequentada por pessoas mais idosas, outra que tem mais jeito de balada, com apresentações tradicionais ou religiosas, tem para todos os gostos.

Existem também as tendas pequenas, algumas muito tradicionais e presentes desde as primeiras edições, com capacidade entre 60 e 900 lugares elas prezam pela qualidade, devido ao consumo menor, e oferecem desde pratos tradicionais até doces, lanches e sobremesas; são ideais para famílias e para momentos de tranquilidade.

Uma informação muito importante: para beber e comer você precisa de uma mesa. Por lá funciona assim, os visitantes não ficam circulando com os canecos de cerveja na mão, qualquer pessoa entra no parque, não precisa de ingresso, porém precisa pagar para entrar em uma tenda e garantir assento, só dessa maneira é possível comer e pedir uma bebida.

Outro detalhe, quando a reserva de uma mesa é feita, o pedido mínimo é de 2 litros de cerveja e meio frango grelhado ou assado. As cervejas servidas são de um estilo especial para a festa, Oktoberfestbier também é conhecido como Märzen, ela é produzida no mês de março e estocada à frio no verão para ser consumida no festival.

É uma cerveja da família Lager com boa intensidade de maltes alemães e final seco, amargor médio e com graduação alcoólica que varia de 5,8% a 6,3 ABV. As opções de pratos típicos da Baviera são várias: Pretzels, WeiBwurst (linguiças brancas frescas), pato assado com repolho roxo, joelho de porco são algumas das opções tradicionais da festa e que harmonizam perfeitamente com as cervejas Märzen.

Para quem tem interesse em visitar a festa famosa de Munique vale a pena visitar o site www.oktoberfest.net , um verdadeiro guia sobre o festival.

 

Oktoberfest de Blumenau.

Aqui no Brasil a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, é considerada a maior festa alemã das Américas, só fica atrás da original de Munique, e a cidade foi declarada como a Capital Nacional da Cerveja em 2017. Em 1984 uma enchente devastou a cidade e para arrecadar fundos para a reconstrução e recuperar a economia, a comunidade local resolveu fazer uma versão brasileira do festival da Baviera.

Em Blumenau o festival sempre acontece em outubro, geralmente em período após a festa de Munique. Em 2022 a Oktoberfest acontece de 2 a 23 de outubro, depois de 3 anos sem ocorrer por conta da pandemia de Covid-19.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais