Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Cartagena das Índias, o principal destino turístico da Colômbia
Imagem: Cristiano Lopes/Arquivo pessoal

Cartagena das Índias, o principal destino turístico da Colômbia

Cidade colombiana, às margens do mar do Caribe, já foi o porto mais importante das Américas


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Cartagena das Índias foi fundada no dia 1 de junho de 1533 pelo espanhol Pedro de Heredia e recebeu esse nome porque o navegador acreditava que tinha conseguido chegar ao Oriente. A cidade está localizada as margens do Mar do Caribe e apresenta encantos da arquitetura colonial conjugada com a modernidade e uma intensa vida noturna. O idioma oficial é o espanhol, a moeda é o peso colombiano, a população aproximada é de 915.000 habitantes (2020) e o fuso horário é de -2 horas em relação a hora oficial do Brasil. 

Cartagena foi o porto mais importante das Américas, fato que motivou a construção de muralhas e fortificações no passado afim de proteger a cidade contra os constantes ataques de piratas contra as riquezas da Coroa Espanhola que ficavam ali depositadas e depois eram enviadas para a Europa. A cidade foi a primeira colônia espanhola na América.

Cartagena é uma das cidades mais bonitas e melhor conservada das Américas, tanto que esse tesouro turístico colombiano se tornou Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1984. A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena e essa região preserva um rico e encantador patrimônio composto por igrejas, museus, praças, casas, restaurantes, bares e ruas estreitas charmosas e coloridas que exibem luzes, bandeiras e flores. 

Agora seguem algumas curiosidades sobre Cartagena:

1. A cidade é quente o ano inteiro, com temperaturas entre 23 e 30 graus;

2. A melhor época para visitar é entre final de novembro e final de abril, que praticamente não chove nesse período;

3. A oferta de táxis é enorme e o preço da bandeirada é baixo. Vale a pena andar de táxi, mas recomenda-se combinar o valor antes de embarcar;

4. É comum você se deparar com as palenqueras, que são mulheres vestidas com roupas típicas coloridas vendendo frutas tropicais em sua bandeja;

5. Os vendedores ambulantes percebem os turistas de longe e abordam a todo momento. Fica esperto!

6. Moradores e turistas se encontram para assistir o pôr-do-sol no Café Del Mar, na Cidade Amuralhada;

7. A cidade é uma festa, especialmente a noite. Os colombianos são muito animados e adoram celebrar a vida.

Como ir para Cartagena? A viagem partindo de Belo Horizonte, do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (sigla IATA: CNF) para Cartagena (sigla IATA: CTG), pode ser realizada pela Copa Airlines, em voo direto de BH até a Cidade do Panamá e depois para Cartagena, ou pela Avianca, em voo direto de BH até Bogotá e depois para Cartagena. A Copa Airlines tem o seu hub logístico na Cidade do Panamá e a Avianca em Bogotá, o que poderá ser uma ótima oportunidade para fazer um “stopover” e aproveitar para conhecer uma das capitais. A documentação exigida para a viagem é passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão internacional de vacina de febre amarela (para acesso em algumas regiões) e cartão de vacinação completo da COVID (com duas doses), não sendo necessário o visto de entrada. A Colômbia também exige o preenchimento digital de um documento para a imigração, que é gratuito e precisa ser respondido tanto na entrada quanto na saída. #SeLigaNaDica: Se você viajar do Brasil direto para a Colômbia, não é necessário o passaporte. Lembre-se que o RG precisa ter no máximo 10 anos de emissão. 

O que visitar em Cartagena? A Cidade Amuralhada é o principal cartão postal para os turistas. Formada por 11 km de muralhas possui logo na entrada a Torre do Relógio, a estátua do fundador espanhol Pedro Heredia e o corredor dos doces. Vale a pena conhecer a catedral, a estátua da “gordita” e andar sem rumo nas ruelas charmosas. #SeLigaNaDica: a melhor maneira de conhecer a Cidade Velha é caminhando e existem vários passeios a pé com guias credenciados, gratuitos, a disposição dos turistas. Esses passeios são disponibilizados na recepção dos hotéis e sugere-se que cada participante possa contribuir com cinco doletas para o profissional que conduzir a atividade. Caso queira ter uma experiência diferenciada, o turista pode contratar um passeio de charrete pelas ruas da Cidade Velha.

Fora da Cidade Amuralhada, sugiro que visite o Castelo San Felipe de Barajas, fortaleza que protegia a cidade, e o bairro Getsemani que oferece uma vida noturna agitada e vibrante, além de muitas opções de comidas e bebidas nas ruelas típicas e coloridas. É uma experiência divertida. A região de Bocagrande é onde fica localizada a parte moderna de Cartagena, com prédios altos, hotéis luxuosos e shoppings centers. Para um rolê completo pela cidade, existe a possibilidade do visitante adquirir o ticket do ônibus Hop On Hop Off ou optar pela “chiva”, que são os ônibus coloridos típicos colombianos.

As melhores praias na zona de Cartagena encontram-se em Bocagrande, Baru (uma hora e meia de carro) e as ilhas do Rosário, um arquipélago composto por 27 ilhas que estão localizadas a 50 km do continente. #SeLigaNaDica: Sugiro que contrate um day-use na Isla del Sol, um hotel exclusivo com praia privada e uma paisagem paradisíaca. O passeio sai de Cartagena às 8 horas da manhã e volta as 16, e inclui transporte de ida e volta em lancha rápida, frutas frescas de boas vindas, praia com cadeiras e espreguiçadeiras, piscina com água do mar, almoço típico com uma bebida não-alcóolica, sobremesa típica e café colombiano. Preço do day-use: COP 280.000 (aproximadamente 300 reais por pessoa). Eu fiz esse passeio e recomendo fortemente conhecer a Isla del Sol. O Hotel Isla del Sol também oferece hospedagem em três tipos de acomodações, incluindo as refeições. Conheça mais do hotel no Instagram [@hotelisladelsol]

Cartagena possui uma rede hoteleira diversificada composta por resorts, hotéis, hotéis econômicos, pousadas, hostels e AirBNB. Tem para todos os gostos e bolsos. #SeLigaNaDica: As opções de hospedagem na região de San Diego, La Boquilla e Bocagrande apresentam ofertas de hotéis modernos com ótima relação custo x benefício, mas que se localizam mais distantes da Cidade Velha. A hospedagem nessas zonas são recomendadas para aqueles que permanecerão quatro ou mais dias na cidade. A minha recomendação é que se você for ficar menos de três dias, prefira se hospedar em Getsamani, na área central. #SeLigaNaDica: A maioria dos estabelecimentos de hospedagem não possuem chuveiros com água quente.

A gastronomia é um dos pontos fortes de Cartagena, com diversas opções que vão desde as tradicionais comidas de rua até restaurantes requintados e famosos. Experimente o arroz de côco, o patacon (bolinho frito de batata ou banana), a limonada de côco, o refrigerante de maçã e o café colombiano, o melhor do mundo. 

O que comprar em Cartagena? Doces típicos, artesanto indígena e o delicioso café colombiano. Na Cidade Amuralhada tem o Portal de Los Dulces,que é uma espécie de passarela dos doces. Existem várias lojas e barraquinhas espalhadas que vendem de tudo para os turistas, afinal de contas Cartagena é a principal cidade turística colombiana e souvenirs não faltam para serem comercializados.

Gostaria de agradecer a Gema Tours [Instagram: @gematorus.sas], em especial a Gabi e a Amira Olmos pela acolhida e pelas informações disponibilizadas, e também toda a equipe do Hotel Isla del Sol, na Ilha do Rosário.

Espero que você tenha gostado das dicas de Cartagena e até o próximo destino. 

Continue ligado na @rede98 e no @SeLigaNaTrip98.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais