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Imagem: Cristiano Lopes/Arquivo pessoal

Como é viajar no Trem Vitória a Minas

Trem é o único de passageiros com viagens diárias do Brasil


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Mineiro adora um trem, disso ninguém duvida. É trem pra todo lado. E o #SeLigaNaTrip vai te mostrar como é viajar no Trem Vitória a Minas, o único trem diário de passageiros do Brasil. Bora embarcar nessa viagem?

A Estrada de Ferro Vitória-Minas começou a ser construída em 1904 e no ano de 1997 a antiga Vale do Rio Doce, atualmente Vale S.A., obteve a concessão para explorar além das cargas, o transporte de passageiros.

Atualmente o Trem Vitória a Minas tem saídas regulares diárias partindo de Belo Horizonte para Cariacica/ES e vice-versa, ambas saindo as 7 horas da manhã e com previsão de chegada nos destinos às 20:30 horas. A viagem completa percorre 664 km, passa por 42 cidades, faz 30 paradas nas estações e dura 13 horas e 30 minutos. A velocidade média do trem de BH a Nova Era é de 60 km/h e de Nova Era a Vitória passa para 67 km/h.

Confira as 30 estações do trajeto, sendo que 21 estão localizadas em Minas Gerais e as outras 9 no estado do Espírito Santo:

1. Belo Horizonte

2. Dois Irmãos (Barão de Cocais)

3. Rio Piracicaba

4. João Monvelade

5. Desembargador Drumond (Nova Era)

6. Antônio Dias

7. Mário Carvalho

8. Intendente Câmara (Ipatinga)

9. Ipaba

10. Frederico Sellow

11. Periquito

12. Pedra Corrida

13. Governador Valadares

14. Tumiritinga

15. São Tomé do Rio Doce

16. Barra do Cuieté

17. Conselheiro Pena

18. Krenak

19. Resplendor 

20. Aimorés

21. Baixo Guandu

22. Mascarenhas

23. Itapina

24. Colatina

25. Piraqueaçu

26. Aricanga

27. Fundão

28. Flexal

29. Cariacica (Vitória)

30. Itabira* (outro ramal ferroviário, desconectado do trajeto da EFVM)

Os vagões do trem foram fabricados no ano de 2013 na Romênia e começaram a circular em 2015. Existem três tipos de vagões: classe econômica com 75 cadeiras por vagão, classe executiva com 56 cadeiras por vagão (configuração duas cadeiras de um lado e uma cadeira do lado oposto) e o vagão PNE, com quatro espaços destinados aos cadeirantes e mais dois acompanhantes por passageiro, totalizando 12 pessoas. Além disso, existe o vagão restaurante com capacidade para 40 passageiros que serve bebidas, lanches, refeições e doces.

Curiosidades sobre o Trem Vitória-Minas: 

- Somente o Chefe de Trem e o maquinista são funcionários da Vale. Os demais funcionários são terceirizados: restaurante, limpeza e segurança;

- Toda viagem tem um enfermeiro para cuidar de alguma emergência médica;

- As manutenções das locomotivas são realizadas em Vitória;

- Muitos grupos de excursão fazem uso do trem como parte da programação turística, especialmente no trajeto BH a Dois Irmãos;

- O trajeto de Belo Horizonte a João Monlevade é considerado o mais bonito da viagem.

Gostaria de agradecer ao Sérgio Dunga, Chefe de Trem da Vale, que me recebeu com muito carinho na sua cabine de comando e me ajudou a trazer as melhores informações para o nosso programa.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e até o próximo destino. 

Continue ligado na @rede98 e no @SeLigaNaTrip98.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
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