Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. San Andrés e seu mar de sete cores
Imagem: Foto: Cristiano Lopes/Acervo pessoal

San Andrés e seu mar de sete cores

Ilha do Caribe colombiano é um paraíso repleto de atrações


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


San Andrés é uma ilha localizada no Mar do Caribe, que apresenta 32 km de extensão. Está distante 190 km da Nicarágua e 720 km de Cartagena, cidade litorânea mais próxima da Colômbia. A moeda é o peso colombiano, a população aproximada é de 72.000 habitantes (2022), o fuso horário é de -2 horas em relação a hora oficial do Brasil e o idioma oficial é o espanhol, apesar que os nativos falam o dialeto “creole”.

San Andrés foi colonizada pela Inglaterra e no século XVIII os espanhóis tomaram a ilha dos ingleses. No século seguinte, Nueva Granada se tornou independente e o arquipélago passou a fazer parte das terras da Gran Colombia, que veio a se tornar a Colômbia.

Como ir para San Andrés? A viagem partindo de Belo Horizonte, do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (sigla IATA: CNF) para San Andrés (sigla IATA: ADZ), pode ser realizada pela Copa Airlines, em voo direto de BH até a Cidade do Panamá e depois para San Andrés, ou pela Avianca, em voo direto de BH até Bogotá e depois para San Andrés. A Copa Airlines tem o seu hub logístico na Cidade do Panamá e a Avianca em Bogotá, o que poderá ser uma ótima oportunidade para fazer um “stopover” e aproveitar o destino. Outra opção é viajar pela La Tam, mas pela malha aérea para esse trecho será CNF-GRU-LIM-BOG-ADZ. Para entrar em San Andrés é obrigatório o pagamento de uma Taxa de Turismo, que hoje custa COP 129.000, cerca de 30 dólares. A documentação exigida para a viagem é passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão internacional de vacina de febre amarela e cartão de vacinação completo da COVID (com duas doses), não sendo necessário o visto de entrada. A Colômbia também exige o preenchimento digital de um documento para a imigração, que é gratuito e precisa ser respondido tanto na entrada quanto na saída. #SeLigaNaDica: Se você viajar do Brasil direto para a Colômbia, não é necessário o passaporte. Lembre-se que o RG precisa ter no máximo 10 anos de emissão. 

O que visitar em San Andrés? 

Dar um rolê pelos 32 km da ilha é um passeio obrigatório. Muitos turistas alugam “mule”, carrinho de golfe ou moto para percorrer de forma independente esse percurso. Existe também a possibilidade de fazer esse passeio de “chiv), que é um ônibus tradicional colombiano colorido e sem vidros. Agora, se você não quer dirigir e prefere uma forma mais segura e confortável de dar a volta na ilha, sugiro que contrate um Tour pela Ilha de van ou carro, que inclui transfer com motorista e veículo com ar condicionado. Esse tour tem duas saídas diárias, às 10 e às 14 horas, e pode ser adquirido com a Coonative Brothers, pelo preço de COP 35.000 (aproximadamente USD 8,50). O roteiro do passeio passa por sete pontos turísticos: Museo de Las Islas, Cueva de Morgan, placa “I love SAI”, rua das palmeiras, West Ville, Hoyo Soplador e mirante panorâmico localizado no bairro La Loma. Vale a pena começar a viagem com esse tour. Ahhh, o tour começa no ponto de venda da Coonative Brothers, que localizado no coração de Spratt Bight, a praia principal da ilha. É um ótimo local para tomar uma praia, ficar alojado nas barracas de tecido com estilo próprio, curtir uma sombra nas palmeiras e tomar um drink com o pé na areia branca e fina de San Andrés.

Seguindo o roteiro, minha sugestão é adquirir o Tour Vip Aquático pela Coonative Brothers, um passeio diário que sai às 09:30 e retorna às 16:00 horas, pelo valor de COP 85.000 (cerca de 20 doletas). Esse tour percorre o incrível “mar de sete cores” do Caribe e começa pela orla da praia de Spratt Bight, passando pelos mangues, piscina natural, Rose Cay (aquário natural), Haynes Cay, barreira de corais, pirâmide e a maravilhosaaaaaaa Jhonny Cay. Essa praia é simplesmente indescritível!

Para quem gosta de experiências espetaculares e com emoção nas viagens, anote aí: parasail. O parasail é um paraquedas especial preso a uma lancha que te leva a voar numa altitude de 140 metros e com isso ter uma visão privilegiada do mar de sete cores do Caribe colombiano. É sensacional! Esse voo dura em média 15 minutos, tem quatro saídas diárias (às 9, 11, 14 e 16 horas), custa COP 190.000 (aproximadamente 45 dólares) e precisa ser contratado com antecedência. Fiz o passeio com a [@marinatoninos] e recomendo fortemente. É uma experiência inesquecível.

Outros passeios interessante para visitar em San Andrés: snorkel, mergulho com cilindro, jet ski, caiaque com fundo transparente e Aquanautas.

San Andrés possui uma rede hoteleira composta por resorts, hotéis, pousadas, hostels e AirBNB. A diferença para outros destinos do Caribe é que existem poucos resorts, uma vez que o destino apresenta muitas opções de passeios e atividades. Sugiro que contrate sua hospedagem no norte ou nordeste da ilha, próximo a praia de Spratt Bight. #SeLigaNaDica: A maioria dos estabelecimentos de hospedagem não possuem chuveiros com água quente.

Para comer, San Andrés oferece bons restaurantes como o La Regatta, Mister Panino e os restaurantes dos hotéis Casa Blanca e Sea Avenue. A gastronomia colombiana apresenta como carro-chefe os frutos do mar acompanhados de arroz de côco, patacon (bolinho frito de batata ou banana), limonada de côco, coco loco, coco fresa, pina colada e refrigerante de maçã, com super destaque para o café colombiano - o melhor do mundo.

San Andrés é uma zona isenta de impostos, mas por ser uma ilha de difícil acesso nem sempre existem diversificação de produtos a disposição dos turistas. Alguns itens interessantes para você colocar na sua listinha de compras logo na chegada na ilha: sapato para entrar na praia, protetor celular (você vai precisar comprar mais protetor solar), snorkel ou óculos de mergulho. Ahhhh, não se esqueça de comprar o delicioso café colombiano. 

Gostaria de agradecer a Cooperativa Conative Brothers, em especial a Mirian e ao Orlando pela acolhida e pelas informações disponibilizadas, e também ao Patatico Gallardo da Marina Toninos [@marinatoninos].

Espero que você tenha gostado das dicas de San Andrés, um paraíso no Caribe colombiano com o mar de sete cores. 

Até o próximo destino. Fique ligado na @rede98 e no @SeLigaNaTrip98.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais