Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Para além das Gerais
Imagem: Foto: Raul Lisboa/Flickr

Para além das Gerais

Conheça atrativos do estado do Rio de Janeiro, que também fazem parte da Estrada Real


Daniel Magalhães Junqueira

Entretenimento

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


Qual a possível relação entre frágeis peças de cerâmica e rafting nas corredeiras de um rio? Na Estrada Real essa conexão tão distinta é possível, em um roteiro que inclui as cidades do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis e seu charmoso distrito, Itaipava e Três Rios. 

Petrópolis é uma atração à parte, e reúne magníficas construções históricas como a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Matriz Sagrado Coração de Jesus, os arrebatadores Palácios Amarelo e de Cristal, o Teatro Municipal, a Casa da Princesa Isabel, entre inúmeras outras edificações e obras de arte que relatam toda a extensa e marcante biografia da cidade.

Destaque para o Palácio Rio Negro, construído em 1889 por um importante produtor de café da região, o Barão do Rio Negro. O local já funcionou como a residência de veraneio de diversos Presidentes da República, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

A Cervejaria Bohemia é mais um daqueles passeios em Petrópolis que não pode ficar de fora do roteiro.  

Além de conhecer o centro de experiência cervejeira da mais antiga fábrica da bebida no Brasil, aberta em 1853, com 20 ambientes diferentes, o turista visita o processo de produção das bebidas, passando por todas as etapas de fabricação, e finaliza o tour em um charmoso barzinho.

Em Itaipava, o Castelo de Itaipava, é um dos pontos turísticos mais fortes da cidade. Construído em 1920, é famoso por ser uma reprodução de um castelo renascentista que possui estilo medieval com um suave toque normando clássico.

Neste circuito único, os turistas conhecem a tradicional Cerâmica Luiz Salvador e também visitam antiquários, orquidários e o artesanato local. 

Fundada em 1952, dentro das tradições da indústria ceramista de Alcobaça, em Portugal, a Cerâmica Luis Salvador é referência em Itaipava, que de vilarejo à margem da União e Indústria se transformou em polo turístico, com características próprias, independente da cidade de Petrópolis.

Uma atração à parte aos admiradores da natureza é o Orquidário Binot, aberto em 1870 pelo paisagista Pedro Maria Binot, o Orquidário Binot é o mais antigo do Brasil. Além de poder admirar mais de mil espécies de plantas e flores, o turista pode apreciar o lago de carpas, tirar fotos e sair de lá com várias flores de lembrança.

Para incluir toques de aventura no roteiro, as águas do Rio Paraibuna em Três Rios são perfeitas para quem gosta de rafting, uma experiência que consiste em descer as corredeiras em um bote inflável com o auxílio de remos. 

O local é conhecido por proporcionar um dos melhores percursos nesse esporte: são 22 km rio abaixo, entre seis inesquecíveis corredeiras. No ponto final da descida, acontece o encontro dos rios Paraibuna, Paraíba do Sul e Piabanha, formando o único delta triplo da América Latina, ou seja, o encontro entre três rios que dá nome à cidade.

Em meio a vegetação da mata atlântica, podem ser vistos ao longo da navegação, garças, tucanos, pacas, capivaras e lontras.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos também conta com as opções perfeitas, como trilhas e cachoeiras.

Com mais de 20 mil hectares, o parque é considerado como um dos melhores do país para esportes de montanha. Na região de Petrópolis, as atrações mais famosas são: Travessia Petrópolis-Teresópolis, Circuito das Bromélias, Gruta do Presidente, Poço Paraíso, Poço dos Primatas, Cachoeiras das Andorinhas, Cachoeira Véu de Noiva e Trilha Morro do Açu

Quer mais uma atração para os amantes de aventura? Petrópolis é um dos melhores destinos para praticar voo livre na região serrana do Rio de Janeiro. O turista pode encontrar pontos para fazer o voo nas seguintes localidades da cidade: 

Alto do Morin | fica a aproximadamente 10 km do centro da cidade, e possui altitude de 1450 metros, mas recomendado para os mais experientes; 

Parque São Vicente | próximo ao centro, está a 930 metros de altitude. A região possui uma paisagem lindíssima; 

Siméria | a apenas 10 minutinhos do centro, possui altitude de 900 metros. Costuma receber competições de voo livre, que tem distância de 5 km. 

Em qualquer um desses lugares, saiba que a vista para as montanhas será inesquecível e a experiência será demais! 

Charme, requinte, belezas naturais e grandiosa história: assim é para além das Gerais na Estrada Real, um irresistível atrativo. Estrada Real: Uma estrada, seu destino! 


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais