Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Como é voar de balão na Capadócia
Imagem: Cristiano Lopes / Arquivo Pessoal

Como é voar de balão na Capadócia


Entretenimento

Cristiano Lopes

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Voar de balão pela Capadócia se tornou um passeio praticamente obrigatório para quem visita a Turquia. A atração se popularizou a partir dos anos 90 e se transformou num sonho de consumo de milhares de turistas internacionais que buscam vivenciar a experiência de conhecer por outro ângulo a região do Vale do Göreme.

A Capadócia está localizada na Anatólia Central, bem no centro do território da Turquia, distante aproximadamente 750 km de Istambul e 300 km de Ancara. A região do Vale do Göreme é composta por um conjunto de cidades e vilas, dentre elas: Göreme (6000 habitantes), Ürgüp (34 mil habitantes), Uçhisar (3,8 mil habitantes) e Avanos (35 mil habitantes). A paisagem é formada por um conjunto de vales coloridos somados a figuras que se parecem com cogumelos gigantes, conhecidos como Chaminés de Fadas, que são originários da combinação das erupções vulcânicas com a ação erosiva dos rios que modelaram esse ecossistema único do planeta. Uma visita obrigatória na região é o Göreme Open-Air Museum, um Patrimônio Mundial da UNESCO que abriga um conjunto de arte monástica bizantina composto por igrejas, capelas e mosteiros esculpidos na rocha. É impressionante e deslumbrante a beleza ímpar desse lugar.

 

Como ir para a Capadócia: A partir de Istambul, principal portão de entrada na Turquia, pode-se ir para a região da Capadócia de avião, carro, ônibus ou trem. De avião, com duração média de viagem de 1 hora e 30 minutos, existem voos partindo de Istambul para Nevsehir, onde o aeroporto fica a 40 km de Göreme; ou para Kayseri, onde o aeroporto está localizado a 76 km de Göreme. De ônibus, a viagem dura cerca de 13 horas e de trem, aproximadamente 14 horas. A viagem de carro tem duração média de 8:30 horas, mas com um detalhe interessante: existe a possibilidade de parar na metade do caminho e conhecer Ancara, a capital do país. Na cidade, a dica é conhecer o Mausoléu de Atatürk, o famoso Mustafa Kemal Atatürk, o líder da Guerra da Independência Turca. Atatürk, que significa o Pai dos Turcos, foi o fundador e o primeiro Presidente da República da Turquia, que se tornou independente no ano de 1923.

 Chegando na Capadócia, a ansiedade é imensa para vivenciar o momento sublime da viagem e curtir a experiência do passeio de balão, isso se as condições climáticas estiverem favoráveis para a realização do vôo. Ahhhh, você também precisa madrugar para participar desse programa, haja visto que os receptivos passam por volta das 3:30 da matina para recolher os passageiros hospedados nos hotéis da região. Além do celular e/ou equipamentos profissionais de vídeo para tirar fotos incríveis do passeio, é fundamental estar bem agasalhado para curtir a experiência com conforto.

 

O #SeLigaNaTrip conferiu inlocco os detalhes sobre o passeio de balão pela Capadócia:

- Balões credenciados com tripulação licenciada (piloto + equipe de solo): 165

- Tempo de vôo: De 45 a 60 minutos

- Capacidade de pessoas no cesto do balão: Até 28 passageiros + 2 tripulantes

- Altitude do vôo: Pode chegar até 1000 metros de altura

- O que inclui o pacote: transfer de ida e volta para o hotel, seguro viagem, café da manhã, certificado de participação e comemoração com champanhe

- Preço: A partir de 180 euros

 Se você quiser ter acesso as minhas fotos e os vídeos dessa incrível experiência no voo de balão pela Capadócia junto com os passageiros da Terra Santa Turismo, entre agora no Instagram @palestrantecristianolopes e confira o roteiro completo de todo o percurso da viagem que fiz pela Turquia e Grécia. Imperdivel! #SeLigaNaTrip e continue ligado na Rede 98.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais