Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Los Angeles – u­ma cidade multicultural e mundialmente famosa
Imagem: Cristiano Lopes / Arquivo Pessoal

Los Angeles – u­ma cidade multicultural e mundialmente famosa

Um guia completo para você conhecer a capital internacional do cinema!


Entretenimento

Cristiano Lopes

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Los Angeles é a principal cidade do estado da Califórnia e a segunda mais populosa dos Estados Unidos, com cerca de 3,8 milhões de habitantes. O condado de Los Angeles é formado por 88 municípios e possui aproximadamente 10 milhões de habitantes, entre eles Santa Mônica, Beverly Hills e Malibu. Localizada na costa oeste, a cidade é famosa internacionalmente por abrigar o maior polo cinematográfico do mundo, o letreiro mais cobiçado, a calçada mais famosa, um ponto importante da rota 66 e uma dos endereços mais chiques e elegantes do planeta. Quer saber o melhor roteiro de L. A.? Vem comigo e #SeLigaNaTrip.

Los Angeles é uma cidade multiétnica, onde vivem mais de 100 nacionalidades e são falados mais de 200 idiomas. Fundada em 4 de setembro de 1781 foi apelidada de “Cidade dos Anjos” pelo governador espanhol Dom Felipe de Neve, que tinha o título de Nossa Senhora Rainha dos Anjos do Rio de Porciúncula. Por esse motivo foi apelidada de Los Angeles e seus habitantes são conhecidos como angelinos. O idioma oficial é o inglês, a moeda é o dólar americano e o fuso horário é o do Pacífico, com -4 horas em relação ao Brasil.

Como chegar

Como ir para Los Angeles?A distância de Belo Horizonte a Los Angeles é de 9.874 km em linha reta e não existe voo non-stop (direto) para LAX. Existem várias companhias aéreas estadunidenses que atendem o destino como American Airlines e United, além da Copa Airlines, Aeroméxico e Air Canadá, lembrando que essas companhias precisam fazer inicialmente escalas nos países da bandeira da aeronove.

Os brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 6 meses, visto de entrada, cartão de vacinação completa e exame de COVID-19 (antígeno ou PCR). Agora o #SeLigaNaTrip vai te dar uma dica extremamente importante para uma viagem para Los Angeles: seguro viagem.  Faça um seguro-viagem com coberturas mais altas e nesse momento incluir “coberturas da Covid-19”. Saiba que o custo com procedimentos médicos e hospitalares é muito elevado nos Estados Unidos e o barato pode sair muitoooo caro

Minha sugestão é contratar o seguro da Universal Assistance/Travel Ace, liderada pelo executivo Vinícius Valadares em Minas Gerais. Além do ótimo atendimento no Brasil, você pode baixar o aplicativo e viajar tranquilo. Em caso de alguma emergência no exterior, você aciona os atendentes em português e resolve tudo, inclusive esse seguro possui a modalidade de teleconsulta por vídeo.

O que visitar

O que visitar em Los Angeles? Preparei um roteiro super especial para o #SeLigaNaTrip contemplando os principais atrativos e com um detalhe especial: um roteiro para ser desbravado com transporte público

Os preços de aluguel de veículos foram para as alturas no pós-pandemia e nesse momento de guerra entre Rússia e Ucrânia o preço do petróleo está elevadíssimo. Só para você ter uma ideia, na Califórnia, o galão de combustível (3,7 litros) está custando em média 6,77 dólares. Então o melhor custo x benefício para o momento é o transporte público. Em LAX, o cartão TAP contempla toda a estrutura de metrô e ônibus e o bilhete avulso custa USD 1,75, o passe de um dia sai por USD 7 e o passe de 7 dias custa 25 dólares. Inclusive no passe de 24 horas está sendo concedido 50% de desconto até junho de 2022. Essa dica vale ouro.

 Vamos começar o roteiro pelo coração turístico de Los Angeles, a região de Hollywood. Existe inclusive a estação de metrô Hollywood Highland que fica dentro do que precisa ser visitado.O primeiro atrativo é a Calçada da Fama, conhecida internacionalmente como Hollywood Walk of Fame. Criada em 1958 para representar o glamour característico hollywoodiano, a calçada possui 2600 estrelas cravadas em 18 quarteirões dos dois lados da rua , o que corresponde a 1 milha - aproximadamente 1,6 km. 

Nesse percurso estão representadas as celebridades do cinema, teatro, televisão, rádio e música. Se você deseja saber antecipadamente onde está a estrela do seu artista favorito, entre no site www.hollywoodwalkoffame e já faça a visita na coordenada certa. Em seguida, visite o Dolby Theatre, o famoso Teatro do Oscar. Conhecido como antigo Teatro da Kodak, está localizado dentro do Shopping Hollywood & Highland Center e vale a pena tirar uma foto na escadaria da entrada e também nas placas laterais que mostram os vencedores do Oscar ao longo dos anos. Existem passeios dentro do teatro que duram 30 minutos e custam 25 USD (adultos) e 19 USD (sênior). 

Agora se liga nessa super dica: nesse mesmo shopping, existe uma passarela na parte interna no terceiro andar que você consegue ver o letreiro HOLLYWOOD, um verdadeiro marco e um ícone cultural estadunidense. O letreiro está localizado no Monte Lee, na área de Hollywood Hills, nas montanhas de Santa Maria. Está escrito em letras maiúsculas brancas e tem como medidas 45 pés de altura e 350 pés de comprimento. Eu fiz fotos com o celular desse ponto e ficaram bem bacanas, inclusive você pode conferir esse roteiro no meu Instagram, onde postei nos “destaques” toda a sequência de vídeos e fotos dessa viagem.

 Ainda no coração de Hollywood, conheça o TCL ChineseTheatre, conhecido como Teatro Chinês. Inaugurado em 1927, foi construído por Sidney Patrick Grauman após uma viagem para a China que inspirado pela arquitetura decidiu construir algo similar em LAX. Esse teatro foi um elemento fundamental para a consagração de Hollywood como a Capital Mundial do Cinema, pois muitos filmes icônicos estrearam no local e, a partir daí, a cidade foi ganhando notoriedade no assunto.

 Agora vamos para Downtown Los Angeles. Comece esse roteiro pela estação de metrô Union Station, que é o último ponto de parada do metrô linha vermelha. Essa foi a última grande estação de trem construída nos EUA e possui estilo arquitetônico Art Decó, 

Revival Mission (Missões Espanholas) e Moderno. Saia pela entrada principal da estação e atravesse a rua para conhecer o El Pueblo & Olvera Street, o berço da cidade de L.A. Nesse local você conhecerá a primeira praça, o colorido mercado mexicano, aprimeira rua da cidade e a Avila Adobe, a casa mais antiga construída com blocos de barro e palha no ano de 1840. Continue caminhando por alguns quarteirões em direção ao Walt Disney Concert Hall, a sede da orquestra sinfônica de Los Angeles. O tour é gratuito e mais informações podem ser obtidas no site www.musiccenter.org. Ao lado, está localizado o The Broad, um prédio maravilhoso que abriga o Museu de Arte Contemporânea. Se liga na dica: a entrada é “free”, porém é preciso reservar com antecedência mínima de 15 dias para conseguir o ingresso. 

Para fechar o passeio por essa região, vá caminhando até a California Plaza Water Course e conheça o Funicular Angels Flight, o trilho de trem mais curto do mundo. O “laranjinha” é um funicular que percorre 90 metros de distância e se torna uma experiência inesquecível e instagramável para quem está em Los Angeles. O preço do ingresso é USD 1,00 e quem tiver o cartão TAP paga apenas 0,50 USD para subir ou para descer. Vale a pena conhecer!

Continuando o nosso roteiro, conheça a famosa Beverly Hills, que é uma cidade vizinha de Los Angeles. A Rodeo Drive é um famoso e longo quarteirão de Beverly Hills, sendo conhecido internacionalmente por ser “o templo das luxuosas lojas de grife”  e também pela arquitetura em estilo veneziano. Mais informações sobre essa região estão disponíveis no site https://rodeodrive-bh.com.

Outra cidade vizinha de Los Angeles que vale a pena conhecer é Santa Monica. Localizada na costa oeste no Oceano Pacífico, o Pontão de Santa Mônica abriga o Parque de Diversões Pacific Park, o lendário carrossel do Looff Hippodrome e o Santa Mônica Pier Aquarium. Cabe destacar que Santa Mônica é o ponto final da Rota 66, que começa em Chicago e passa por oito estados dos Estados Unidos da América, percorrendo um total de 3939 km.

Uma viagem para Los Angeles nunca será completa se não tiver uma visita a um estúdio de filmagem. Da outra vez, visitei a Universal Studios Hollywood e fiquei encantado. Dessa vez, fiz uma visita a Warner Bros Studios e novamente sai encantado com essa experiência. Existem vários tipos de tours pela Warner Bros e todas as informações podem ser obtidas no site. Gostaria de agradecer a Helen Albrecht Warner Bros pelo convite para o #SeLigaNaTrip conhecer esse lugar tão incrível. Agradeço também a parceria da Diversa Turismo, através da Georgia Mariano, que fez o contato internacional e articulou o nosso receptivo junto a Warner Bros.

Depois desse roteiro desenhado, chegou a hora de você correr e preparar a sua viagem para Los Angeles. Tenho certeza que você vai voltar com muitas histórias e experiências incríveis para compartilhar. Boa viagem e #SeLigaNaTrip!

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais