Nesta quarta-feira (12), o Cruzeiro se sagrou campeão mineiro sub-20 ao vencer o Coimbra por 1 a 0, e sacramentar o título após disputa de pênaltis. Além da conquista estadual, a equipe do técnico Fernando Seabra se encontra na final da Copa do Brasil, que será decidida no próximo domingo (15), diante do Grêmio, no Mineirão. Além dos bons resultados em termos competitivos, a Raposa vem apresentando jogadores muito promissores.
Tive o privilégio de narrar todo o Campeonato Mineiro, através do canal oficial do Cruzeiro no YouTube. Com isso, acompanhei toda a campanha celeste durante o torneio. O dia a dia da garotada na Toca da Raposa 2 foi vivenciado de perto. O que pude notar é que a atual safra sub-20 é extremamente talentosa e conta com excelentes valores individuais. Atletas que ainda estão em processo de maturação, porém com reais chances de ganharem espaço na equipe principal.
No time comandado por Fernando Seabra, podemos destacar velhos conhecidos do torcedor celeste, como os polivalentes Jhosefer e Weverton. Ambos já fizeram partidas no time profissional. O primeiro começou a carreira como atacante de beirada e sempre se sobressaiu pela velocidade e pelo estilo vertical. Depois, se transformou em lateral-direito. Além disso, também pode funcionar como um volante.
Já Weverton defendeu algumas seleções de base. É zagueiro de origem, mas também pode atuar nas duas laterais. Além dos dois, vale destacar o zagueiro Ruan Santos, o volante Japa, o meia-atacante Robert e, claro, o centroavante Fernando, que soma 24 gols em 2023. A expectativa em torno do atleta é altíssima, porém o torcedor deve adotar uma postura mais cautelosa. Afinal, o tempo é fundamental para o crescimento dos atletas.
Mais que ganhar títulos, o Cruzeiro segue a sua ideia principal nas categorias de base: revelar bons talentos e trabalhar com excelência a transição da garotada para o profissional. Em breve poderemos ver grande parte dessas jóias brilhando na equipe principal da Raposa. O futuro é bastante promissor.