Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Após reunião com Seinfra, Governo Federal mantém fechamento do Carlos Prates para 1º de abril
Imagem: Instagram / Voa Prates / Reprodução

Após reunião com Seinfra, Governo Federal mantém fechamento do Carlos Prates para 1º de abril

Prazo foi confirmado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Aeródromo terá atividades suspensas no sábado


Paulo Leite

Notícias

Sociólogo e jornalista. Colunista dos programas Central 98 e 98 Talks.


O Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, terá de fato suas atividades encerradas no próximo sábado, 1º de abril.

A data foi cravada pelo Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em reunião com o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Pedro Bruno. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (28) e contou ainda com a presença do presidente da Associação Voa Prates, Estevan Velásquez, e partes interessadas na manutenção do aeródromo.

A decisão confirma a informação apurada anteriormente pela coluna, de que o governo do Estado não assumiria as operações do aeroporto. A intenção era de que o prazo para a desativação do Carlos Prates fosse prorrogado para mais 6 meses, onde o governo Zema estudaria a viabilidade da continuidade das operações.

“Chance zero”

Contrariando informações que circulam desde segunda-feira em portais de notícia, o Governo de Minas em momento algum aventou a possibilidade de assumir a gestão do Carlos Prates.

“A chance é zero. O aeroporto é deficitário, e são previstos investimentos altíssimos”, afirma fonte ouvida pela coluna. A proposta de gestão, segundo a mesma, só aconteceria em caso de um interessado na concessão do aeródromo — o que não se concretizou.

Governo ainda tenta prazo de 6 meses

Procurado pela coluna, o governo de Minas afirmou que pretende, sim, estender o prazo de funcionamento do aeródromo por 6 meses.

Por meio de nota, o Executivo confirmou a decisao do Governo Federal de suspender as operações no Carlos Prates.

Veja a nota na íntegra

"O Governo de Minas informa que o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidadade, Pedro Bruno, se reuniu, na tarde desta terça-feira (28/3), com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

Considerando que as operações do Aeroporto Carlos Prates estão previstas para se encerrar no dia 31 de março de 2023, a complexidade dessa operação, bem como a necessidade de um adequado planejamento para mitigar os impactos sociais decorrentes desse processo, foi solicitado que o processo atualmente em curso fosse prorrogado pelo período de 6 meses para que seja possível realizar e implementar um planejamento de desmobilização do aeródromo de maneira adequada, organizada e segura.

O Estado conta com a parceria do Governo Federal para que o plano desmobilização ocorra de maneira adequada."

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais