Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Depressão na véspera do Natal: como lidar?
Imagem: istockphoto / Reprodução

Depressão na véspera do Natal: como lidar?

Luto, problemas em relacionamentos ou as dificuldades do ano podem prejudicar a festividade; entenda se você tem tristeza pré-Natal ou sofre de depressão


Dra. Júlia Khoury

Notícias

Psiquiatra e professora, médica pela UFMG. Psiquiatra pelo Hospital das clínicas da UFMG


Muitas pessoas se sentem tristes na proximidade de datas festivas, principalmente na véspera do Natal. É comum a sensação de vazio, desânimo e angústia nessa época, mas, na maioria das vezes, isso não significa depressão

O que é a depressão?

A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza, perda de prazer com tudo ou quase tudo, alterações do sono e do apetite, perda de esperança, sentimento de culpa, cansaço ou perda de energia, vontade de sumir, de morrer ou de tirar a própria vida e outros... 

Esses sintomas precisam estar presentes todos os dias, na maior parte dos dias, por pelo menos duas semanas para que seja feito o diagnóstico. Ademais, os sintomas precisam prejudicar a vida do indivíduo, comprometendo seu funcionamento no dia-a-dia. Portanto, a tristeza da véspera de Natal, que quase sempre é passageira, não prejudica o funcionamento e não é acompanhada de outros sintomas, geralmente não se enquadra em um diagnóstico de depressão.

Por que estou triste no Natal?

O Natal é uma data feliz para a maioria das pessoas, um momento de confraternização, união, gratidão e celebração. Mas por que algumas pessoas têm a sensação de tristeza nessa data? 

Para aqueles que perderam entes queridos, o Natal traz lembranças da perda e pode se tornar um momento de revivência do luto. Além disso, passar a data sem o familiar que faleceu, pode se tornar um momento de mais tristeza.

Outro motivo da tristeza pré-Natal é o fato de ter tido um ano difícil e, por isso, não encontrar razões para se sentir grato ou até mesmo o fato de não ter conseguido realizar os projetos planejados para o ano e por isso se sentir culpado ou frustrado. Também é comum que as pessoas que não se sentem bem perto dos familiares, ou que tenham problemas de relacionamento com eles, se sintam mal por se acharem no dever de encontrar e confraternizar no dia de Natal

Como amenizar a tristeza no Natal?

Independentemente do motivo pelo qual você se sente triste na véspera de Natal, é importante que você entenda que esse sentimento é passageiro e que você não é o único a se sentir assim. Algumas atitudes também podem contribuir para aliviar o sofrimento que precede ou que acontece nessa data: 

  • Ressignifique a data: você não precisa se sentir alegre no Natal, se você não gosta dessa data, você pode simplesmente aceitar esse fato, parar de se cobrar e tratar o dia como outro qualquer. 
  • Lembre-se dos momentos bons que passou com seu ente querido que faleceu. Aproveite o Natal para introjetar as qualidades dessa pessoa e para enviar boas energias para ela.
  • Faça coisas que te dão prazer: na véspera e no dia do Natal lembre-se do que você gosta de fazer e coloque em prática, mesmo que isso não esteja culturalmente relacionado à data.
  • Faça um trabalho voluntário: se você fica triste nessa época, transforme a tristeza em um momento de alegria para quem precisa, isso fará bem para o outro e para você mesmo. Você vai conseguir dar outro significado para a data! 
* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais