Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Sentir tristeza é normal. A irritabilidade pode ocorrer em diversos momentos de nossa vida. Você concorda ou não com essas afirmações?
Imagem: Imagem: iStock

Sentir tristeza é normal. A irritabilidade pode ocorrer em diversos momentos de nossa vida. Você concorda ou não com essas afirmações?

Saiba acolher suas emoções e identificar se deve e quando procurar ajuda especializada


Ana Luiza Prates

Entretenimento

Psiquiatra, especialista em Dependência química, Psicoterapia cognitivo comportamental , Neurociências, Mindfulness e Psicologia Positiva. Professora e Idealizadora do Curso de Saúde emocional da mulher. Colunista do Rádio Cast.


Todos nós somos seres intensamente dominados por emoções. Um fato ocorre e, diante dele, cada um de nós pode apresentar uma diferente interpretação. Na PNL (Programação Neurolingística), temos a definição de MAPA MENTAL. Deixa eu explicar melhor onde quero chegar... Da mesma forma que o mapa do Brasil não é o Brasil e simplesmente uma representação de nosso país, todos nós temos nossos mapas mentais, isso é, representações da realidade conforme ela se nos apresenta.

Voltando ao início... um fato ocorre e cada um de nós pode ter uma diferente representação, ou interpretação desse fato. Essa interpretação diferente de um fato em comum ocorre porque temos histórias, contextos, valores e vulnerabilidades biológicas, sociais e psicológicas diferentes uns dos outros. Ao interpretarmos então um fato, reagimos emocionalmente de forma diversa. Um mesmo fato pode desencadear emoções positivas em uma pessoa e negativas em outra. Essa é a primeira questão que eu gostaria de abordar nesse artigo.

Outro importante aspecto é o de que apresentar oscilações de humor é algo normal. Acordar feliz e ficar triste ou inseguro ao longo do dia ao enfrentar alguma contrariedade no trabalho, ficar irritado com algum comportamento do companheiro ou do filho, sentir-se ansioso ou tenso diante de uma preocupação repentina... todas essas emoções são válidas e devem ser acolhidas até mesmo para serem manejadas de forma mais eficiente por nós. Não existe esse estado de felicidade permanente. Vamos desconstruir essa positividade tóxica em que tudo está 100% bem o tempo todo, até mesmo para entendermos que somos seres emocionais e que ter emoções flutuantes faz parte da natureza humana.

Há situações negativas em que somos tomados pela emoção e demonstramos mau humor, tristeza, raiva, entre outros. No entanto, ao longo de um mesmo dia, esse sentimento pode diminuir e outros estímulos podem alterar nosso humor para melhor. Esse é um exemplo clássico da oscilação do humor, que é fruto de uma reação natural e saudável e que nos auxilia a lidar com situações e a aprender com elas. Outra situação comum é a indisposição ou irritabilidade na segunda-feira pela manhã e a euforia de sexta-feira à tarde. A chegada de uma notícia, como uma promoção ou demissão no trabalho, também pode alterar bastante o humor.

Há situações, no entanto, em que a mudança repentina de emoções pode ser uma doença. Quando os episódios são frequentes e/ou muito intensos, a rotina e as relações interpessoais de uma pessoa podem ficar muito prejudicadas e há necessidade de uma maior atenção. Como então identificar esse momento de alerta?

Um dos critérios para se diferenciar o sentimento de tristeza de um quadro mais grave como o da depressão é a duração. Enquanto a tristeza pode durar algumas horas ou mesmo alguns dias, para se diagnosticar a depressão, os seguintes critérios devem estar presentes na maior parte dos dias, por duas semanas ou mais. Os principais sinais e sintomas presentes em um quadro de depressão são:

Sentir falta de vontade de fazer coisas que antes nos davam prazer;

Sentir uma tristeza constante e duradoura e muitas vezes sem motivos reais que a justifiquem;

Perder ou ganhar peso sem ter feito alterações na dieta;

Ter problemas com sono (dorme-se pouco ou muito);

Ter explosões de raiva ou irritabilidade intensa, mesmo por motivos bobos ou fúteis;

Estar sempre cansado sem razão, com pouca energia ou se sentindo lento;

Sentir dificuldade para se concentrar, para se lembrar das coisas ou para tomar decisões;

Ter sentimentos de culpa ou de inutilidade;

Pode-se pensar, com frequência, na morte (em casos mais graves).

A depressão é doença séria e assim deve ser tratada. O cérebro é um órgão como os outros e os transtornos mentais e emocionais merecem o mesmo cuidado e atenção que qualquer uma de nossas doenças clínicas.

Da mesma forma, sintomas de ansiedade físicos (taquicardia, sudorese excessiva, tremores nas mãos e extremidades do corpo, sensação de abafamento, sufocamento ou de falta de ar) e psíquicos (medo excessivo, tensão constante, insônia, sensação de estar sempre preocupado e alerta, temor de tragédias, entre outros), quando forem constantes e intensos e estiverem de fato paralisando a vida da pessoa, prejudicando em muito sua rotina, atribuições e relacionamentos ou a impedindo de alcançar sua eficiência, devem ser tratados por profissional especializado na área da Saúde Mental.

Saiba, por fim, que até mesmo uma sensação positiva como a alegria, se for muito intensa, duradoura ou exagerada, pode significar um estado que denominamos de euforia ou mania, que pode cursar com pensamentos acelerados, sensação de energia aumentada e de necessidade de sono diminuída, impulsividade, gastos excessivos, pressão para falar e outros graves sintomas que deverão ser avaliados por um profissional da área por poder se tratar de sintomas do Transtorno Afetivo Bipolar.

Em suma, devemos estar cientes de que as emoções existem, fazem parte de nossa natureza e devem ser reconhecidas e acolhidas. O excesso da presença de alguma delas ou mesmo a durabilidade aumentada de um estado emocional pode significar um transtorno mental ou emocional e você deverá buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra sempre que isso acontecer com você. Nunca deixe de se observar e de se cuidar com carinho.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais