O Transtorno de Personalidade Narcisista está presente em torno de 5% da população e é mais comum em homens. Pessoas narcisistas têm uma personalidade caracterizada pelo sentimento de superioridade em relação aos outros, o que é acompanhado pelas seguintes características:
- Necessidade intensa e constante de admiração e atenção;
- busca constante por reconhecimento e aprovação;
- vaidade exagerada;
- falta de empatia, desconsideração do sentimento do outro e desvalorização do outro;
- mentiras e traições constantes;
- dificuldade de lidar com críticas, reconhecer os próprios erros e se desculpar;
- frequente sentimento de inveja e sensação de que é invejado por todos;
- frustração, impaciência e irritabilidade quando não são admirados ou não são tratados de forma especial;
- foco somente em si, egoísmo e dificuldade de escutar o outro.
O narcisismo pode, de forma aparentemente contraditória, esconder uma baixa autoestima. O indivíduo que não se valoriza, necessita de muita aprovação dos outros e precisa ser admirado para se sentir valorizado. Frequentemente, pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista ocupam cargos ou profissões de prestígio, poder e status. Elas gostam de se sentir hierarquicamente superiores, dar ordens e comandar.
Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Narcisista. Uma teoria sugere que os cuidadores podem ter agido com a criança de maneira que não a ajudou a desenvolver um senso estável da autoimagem e da autoestima. Por exemplo, os cuidadores podem ter sido excessivamente críticos e rígidos ou muito bajuladores e permissivos.
Muitas vezes é difícil diferenciar narcisistas de psicopatas, pois eles têm muitas características em comum- como egoísmo, manipulações, mentiras e falta de empatia. Entretanto, os psicopatas não se preocupam com o que os outros pensam, são estratégicos, indiferentes e “frios”. Por outro lado, os narcisistas se preocupam muito em ser aceitos e admirados, têm medo do fracasso e da desaprovação e tendem a se vitimizar.
Pais narcisistas podem ser muito egoístas e tendem a culpabilizar os filhos pelas suas próprias frustrações e sofrimentos. Eles não atendem às necessidades emocionais dos filhos e podem até mesmo ter inveja deles, prejudicando seu desenvolvimento. Pais narcisistas não torcem pelo sucesso dos filhos, não vibram com suas vitórias e podem prejudicar seu crescimento emocional e financeiro.
Se você convive com um narcisista tente manter uma distancia saudável e, se isso não for possível, se afaste emocionalmente. Entenda que essa pessoa apresenta uma fragilidade enorme e que provavelmente está projetando as próprias frustrações em você. Portanto, não leve para o lado pessoal as ofensas e acusações. Não leve em conta suas criticas e opiniões e não dê importância para os seus conselhos, pois eles podem ter a intenção de te diminuir ou de te prejudicar.
Por fim, o Transtorno de Personalidade Narcisista não tem cura, mas os traços disfuncionais da personalidade podem ser atenuados através de psicoterapia, grupos de autoajuda e até mesmo medicações. É necessário, entretanto, que a pessoa reconheça que precisa de ajuda e que tenha vontade de melhorar!